A Câmara de Braga apresentou esta quarta-feira dois veículos eléctricos (aspiradora e lavadora) adquiridos pelo município de Braga e destinados à utilização na manutenção de espaços verdes e na prestação de outros serviços ambientais.
A aquisição foi feita no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental para atribuição de incentivo para apoiar a substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos eléctricos no âmbito dos serviços ambientais.
Estes dois veículos tiveram um custo aproximado de 60 mil euros, tendo a compra sido comparticipada em 50% pelo Fundo. No âmbito deste acordo de substituição realizou-se já o abate de duas viaturas com elevado desgaste, com uma média de idades de 27 anos.
Segundo Ricardo Rio, “o investimento vem no seguimento da constatação de que a autarquia tem uma frota envelhecida e nem sempre capaz de dar resposta às necessidades do dia-a-dia”.
“Temos um plano muito exigente ao nível da mobilização de recursos para renovar as viaturas e dotar os serviços dos meios para desenvolverem em pleno o seu trabalho. Esta candidatura foi uma excelente ajuda ao permitir, ao mesmo tempo, aligeirar o esforço financeiro do município e reafirmar o compromisso com a defesa do meio ambiente”, salientou o presidente da Câmara.
Também Altino Bessa, vereador do Ambiente, enfatizou os esforços da autarquia no sentido de uma maior sustentabilidade ambiental. “Pretendemos que esta aquisição de veículos eléctricos funcione como incentivo para que cada vez mais empresas e cidadãos possam aderir a esta onda de veículos sem emissões”, disse.
MAIS CINCO VIATURAS A CAMINHO
A lavadora é um veículo que transporta dois funcionários. Tem um depósito de 600 litros e uma bomba de pressão até 130 bar, que ejecta 7litros/minuto de água, permitindo fazer limpezas de pavimentos, regas pontuais, e tem ainda a versatilidade de poder aceder a locais onde muitas vezes não há outro tipo de acesso e sem ruído.
A aspiradora permite recolher folhas na época outonal ou sempre que necessário em serviços que dela necessitem, tal como o parque de campismo ou outro espaço. Ambos os veículos têm sistema basculante e ficam com caixa livre que dá para transportar outros resíduos (verdes ou outros).
O contrato de financiamento contempla a aquisição de cinco veículos eléctricos, sendo que as restantes três viaturas serão comparticipadas em 25% (investimento municipal de 104 mil euros) e estão neste momento em fase de aquisição.