A Infraestruturas de Portugal (IP) já comunicou oficialmente a adjudicação da empreitada para a construção de uma rotunda na Loureira, na EN 101, num investimento superior a 139 mil euros.
Num ofício dirigido à Câmara Municipal de Vila Verde, o organismo diz estar em fase de preparação o contrato para a consignação da obra, não avançando, porém, com a data prevista para o início da empreitada.
No entanto, para a Câmara vilaverdense, a construção de uma rotunda na Loureira “é apenas uma parte do anseio antigo da requalificação total da EN101”.
“O município de Vila Verde olha para esta comunicação como um acto de melhoria específica da EN 101 e não uma solução abrangente de toda a referida estrada, de forma a eliminar de forma definitiva todos os seus pontos negros”, frisa.
Em comunicado, a autarquia lembra o “longo historial” de reivindicações, quer do município, quer de presidentes de Junta, “com o objectivo de demonstrar e reclamar o carácter prioritário da requalificação na íntegra da EN101 e a construção da variante ao centro urbano de Vila Verde”.
VILELA CRITICA “ATRASO DE MUITOS ANOS”
O presidente da Câmara, António Vilela, entende que, “seja qual for a data definitiva para o seu início, esta obra chegará com um atraso de muitos anos”, considerando que, “infelizmente, é um assunto que só sofre desenvolvimentos em períodos eleitorais e quando acontecem situações dramáticas”.
“Para além disso, de um procedimento já agendado em 2015 com dotação de 1.100.000,00 euros, passamos agora para um hipotético de 139.254 euros, o que demonstra que esta é apenas uma empreitada de uma pequena parte da obra global e urgente que é a requalificação total da EN 101, no troço respeitante a Vila Verde”, critica.
Por isso, assegura António Vilela, “esta notícia não vai desviar um único milímetro a acção política que o Município de Vila Verde e todas as entidades interessadas vêm realizando na luta pela necessidade premente da requalificação da EN 101 e da construção da variante a Vila Verde, esta sim, a verdadeira obra que projectará Vila Verde para níveis de qualidade de vida superiores e diminuirá certamente a sinistralidades da EN101”.
ASSUNTO NA ORDEM DO DIA
O problema de sinistralidade da EN 101, particularmente no cruzamento onde está prevista a construção da rotunda e na zona envolvente, voltou a estar na ordem do dia depois de um atropelamento ter feito uma vítima mortal, na semana passada.
Já esta terça-feira, a Junta de Freguesia da Loureira emitiu e um comunicado em que dá conta de uma “revolta profunda” e da “impotência” da população por não ver resolvido o problema rodoviário da EN 101, uma “zona evidente de risco para a vida das pessoas”.
RRC (CP 10478)