A atleta bracarense Filomena Costa, vencedora da São Silvestre de Braga, é a madrinha e participa no 1.º Trail Solidário dos Bombeiros Voluntários de Braga, prova que decorre de Fevereiro.
O ultramaratonista internacional Carlos Sá é o padrinho deste evento solidário, numa iniciativa em que é media partner, o Press Minho, do Grupo Ideia5, detentor deste site noticioso.
A iniciativa partiu da Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Braga, entre um grupo de quatro elementos desta corporação, que costumam praticar atletismo, sendo que para além de Carlos Sá, a organização conta agora com esta atleta e enfermeira, de 32 anos, natural da freguesia de Adaúfe, em Braga.
O trail parte da freguesia de Sobreposta, em Braga, por trás do Santuário do Sameiro, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Braga, com o apoio da Associação Desportiva MinhoAventura, bem como de muitos entusiastas.
A prova está dividida em duas modalidades, um trail de 17 Km (cujo custo de participação é de 5 euros) e a caminhada de 8,5 Km (inscrição de 3 euros).
Esta iniciativa tem como primeiro objectivo a angariação de fundos, pelo que o valor de inscrição nesta prova reverte na sua totalidade para a compra de Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s) a usar no combate a incêndios florestais, destinados aos operacionais dos Bombeiros Voluntários de Braga.
A empresa Confiauto é a patrocinadora oficial da prova, dada a importância que na sociedade civil da região se vive à volta das suas corporações de bombeiros.