Há dois anos que a Ciência saiu da universidade e se juntou aos cidadãos, numa mesa com bebidas. Trata-se da iniciativa PubhD UMinho que tem vindo a desafiar mensalmente cientistas e investigadores nos bares das cidades de Braga e Guimarães. O próximo evento é já esta quinta-feira, pelas 21h15, no Barhaus, junto à Sé de Braga.
O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 22 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães.
Já passaram pelo ‘palco’ do PubhD UMinho 51 investigadores, a trabalhar em universidades portuguesas e estrangeiras em áreas do conhecimento que vão desde as Ciências às Humanidades. Adicionalmente, foram publicadas 127 notícias nos media, estimando-se em 1100 o número de pessoas envolvidas nas sessões, entre leigos e especialistas.
Estes encontros informais de “amigos à volta de uns copos” permitem discutir temas da actualidade científica com uma linguagem desconstruída e acessível a todos.
Daniela Costa é investigadora em Psicologia Social e Tomada de Decisão, na UMinho, e o seu trabalho “centra-se nos julgamentos de justiça no contexto de grupo, mais concretamente, na forma como as pessoas reagem a situações de iniquidade dependendo da intensidade da injustiça e da identidade social dos intervenientes. Com este projecto, a investigadora propõe apresentar técnicas que contrariem os preconceitos sociais associados ao terrorismo, um problema da sociedade actual”.
Paula Ramos Nogueira é investigadora em História das Ciências e Educação Científica na Universidade de Coimbra, e debruça-se sobre o contributo da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da indústria têxtil portuguesa, analisando a história do sector em Guimarães, entre os anos de 1850 e 2016. Centrando-se nos principais avanços da ciência e tecnologia ao longo das diferentes fases da Revolução Industrial, o seu estudo tem por objectivo propor estratégias e modelos congruentes com um crescimento consistente e inovador do sector, um dos mais resilientes e importantes da economia nacional.