Noventa e três crianças do concelho de Amares, nascidas em 2014, vão participar no ‘Pimpolho – Projecto de Prevenção da Ambliopia’, cujo objectivo passa por promover o despiste desta patologia que, se não for tratada, pode afectar para sempre a saúde e qualidade de vida da criança.
A avaliação oftalmológica é desenvolvida por um médico oftalmologista e um técnico ortoptista nas instalações do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga. Os exames efectuados não são invasivos, pelo que não apresentam quaisquer riscos clínicos para o menor, de acordo com os promotores da iniciativa.
A ambliopia, conhecida por ‘olho preguiçoso”’ é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária. O sucesso do tratamento da patologia pode atingir quase 100%.
O não tratamento na idade pediátrica acarreta cegueira, baixa visão ou visão subnormal, não passível de ser corrigida para o resto da vida, isto é, mesmo com posteriores cirurgias, correcção óptica ou outros tratamentos, essa criança ficará para sempre sem visão normal.
São promotores deste projecto o Hospital de Braga e as câmaras municipais de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.