Hugo Pinheiro de Oliveira foi o grande vencedor do XIV Concurso Municipal de Fotografia, que teve como tema ‘O Bonito e o Feio’ no Centro Histórico. Desenvolvido pelo município de Braga, esta iniciativa visou aproximar os cidadãos do património da cidade.
Após analisar os trabalhos a concurso, o júri decidiu, também, atribuir menções honrosas a Gabriela Filipa Lopes Ribeiro e a Marcelo Gonçalves Marques, reconhecendo que os seus trabalhos corporizavam significativo mérito e qualidade.
Nesta edição o júri seleccionou uma foto de cada um dos trabalhos a concurso, para posteriormente integrar uma exposição pública que tem lugar na Fonte do Ídolo, a partir de 14 de Fevereiro.
O júri entendeu também renovar o voto de reconhecimento e louvor à participação no concurso dos utentes do Centro D. João Novais e Sousa, instituição que acolhe e apoia pessoas com deficiência mental e cuja participação vem conferindo uma verdadeira dimensão social, genuinamente inclusiva, na medida em que proporciona uma experiência sociocultural em paralelo e harmonia com os demais cidadãos.
O concurso teve por base a utilização de máquinas analógicas descartáveis, mantendo assim viva uma tecnologia fotográfica hoje muito pouco utilizada, possibilitando aos mais jovens um primeiro contacto com a mesma.
O tema escolhido para a presente edição visou despertar o interesse e a sensibilidade dos concorrentes para, simultaneamente, identificarem aquilo que de mais belo, equilibrado, apelativo e interessante existe no Centro Histórico, perspectivado em contraste com aspectos e vistas, feias, desequilibradas, inestéticas, e desinteressantes que também coexistem e que perturbam o carácter ambiental, patrimonial, estético e paisagístico do casco antigo da cidade.