A Infraestruturas de Portugal prevê que arranquem em Março as obras de construção de uma rotunda na Loureira e vai avançar, numa segunda fase, para a construção de passeios, estacionamento e repavimentação entre Pedome e a entrada da Loureira.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Câmara de Vila Verde, no seguimento de uma reunião, ocorrida anteontem, em Lisboa, entre a autarquia, a Infraestruturas de Portugal e Juntas de Freguesia.
Nessa reunião, refere o município, as Infraestruturas de Portugal reiteraram a adjudicação da empreitada para a construção da rotunda da Loureira, ao quilómetro 80,650 da EN101, cujo início está previsto para Março.
A obra terá um prazo de execução de três meses e a sua concretização “irá assegurar um importante reforço ao nível da segurança rodoviária da EN101 em Vila Verde, com a substituição do actual cruzamento por uma rotunda”, adianta a Câmara.
A obra prevê ainda a pavimentação, adequação do traçado à nova geometria da interseção, melhoria e readaptação da sinalização vertical e horizontal, reabilitação do sistema de drenagem existente, implementação de passeios, ilhas e ilhéus direcionais e reformulação da rede eléctrica e da iluminação pública existente.
A Infraestruturas de Portugal aceitou também, “por interferência da Câmara Municipal de Vila Verde e da Junta de Freguesia da Loureira”, o tratamento urbano do troço de estrada entre a obra a realizar pelo município na área de Pedome e o limite da freguesia da Loureira.
Segundo a autarquia, essa obra inclui a materialização de passeios, estacionamento e repavimentação na íntegra deste troço da EN101.
“Esta segunda fase da requalificação da EN101, de acordo com o IP, terá início em Setembro próximo, com prazo de execução de quatro meses, e tem como objectivo a melhoria da circulação e da segurança rodoviária e dos peões”, adianta.
OBRAS EM TODA A EN 101
Após este compromisso, o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e os presidentes de Junta de Freguesia presentes reiteraram ainda a necessidade urgente da requalificação total da EN101, em Vila Verde.
Sugeriram que a requalificação deverá incluir uma correcção do percurso, mais concretamente a supressão do “traçado sinuoso” no Norte do concelho, assim como a construção dos passeios já definidos em reuniões de trabalho anteriores e a sua repavimentação.
De acordo com o comunicado da Câmara, a Infraestruturas de Portugal informou que estes trabalhos de requalificação integral da EN 101 estão agendados para acontecer entre 2019 e 2020.
VARIANTE
Os autarcas vilaverdenses transmitiram novamente a “urgência” da construção da variante à EN 101 como alternativa ao atravessamento ao centro urbano de Vila Verde, reforçando que deveria considerada como uma obra prioritária.
“É indispensável e inadiável a construção desta nova via para Vila Verde, sob pena de o concelho ficar impedido de continuar na senda do desenvolvimento e da melhoria contínua da qualidade de vida dos seus habitantes, ficando mesmo bloqueado na captação de novas empresas e criação de postos de trabalho”, frisou António Vilela.
RRC (CP 10478)