Um número recorde de 44 empresas portuguesas do sector têxtil e vestuário participa, de domingo a quarta-feira, na maior feira internacional da área do desporto, em Munique, na Alemanha, anunciou esta a sexta-feira a organização.
Com presença marcada na ISPO Munich está o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve), sob o tema ‘From Idea to Business’
O objectivo de Citeve, com sede em Vila Nova de Famalicão, é “demonstrar as competências do centro na concepção e desenvolvimento de produtos e processos para o desporto, fortemente associados à componente de inovação”, bem como dar a conhecer a oferta do Centro em matéria de testes e ensaios para a validação e certificação de produto, particularmente importantes em produtos para a prática desportiva”.
Das 44 empresas portuguesas participantes, 32 contam com o apoio da Associação Selectiva Moda no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal, surgindo organizadas sob o selo ‘Sport Textile Village from Portugal’.
A Idepa, uma das empresas portuguesas representada em Munique, leva fitas personalizadas, com fivela, elásticas, de algodão, de polipropileno e de poliéster, com Yesica Filipe, do departamento de ‘marketing’, a explicar que a empresa “procura cada vez mais mercados onde a performance do produto a apresentar exija um ‘know how’ específico”.
Já a Joaps, especialista em malhas vocacionadas para o desporto e em tecnomoda, utilizando fios com características técnicas, está este ano presente, pela quarta vez, no certame no âmbito da sua aposta “num segmento de mercado mais vocacionado para artigos técnicos, de desporto e inovadores”.
A estrear-se em Munique está a J. Caetano, que pretende “alargar o portefólio de clientes e dar a conhecer a empresa” e o que tem para oferecer nos segmentos das camisas, saias e vestidos para montanhismo, ‘outdoor’ ou ‘trekking’.
Linhas de costura com acabamentos especiais, fios e linhas reflectoras, fios estampados e fios reciclados são alguns dos destaques que estão em exposição no ‘stand’ da Lipaco que, segundo o presidente executivo, Jorge Pereira, encara o desporto como “um sector muito dinâmico e abrangente, em franco crescimento em termos mundiais e sempre à procura de novas soluções” que a empresa pode oferecer.
Na sua estreia na Ispo, a Moovexx apresenta o que descreve como “uma solução revolucionária” que agrega “um novo valor para o mercado e marcas”: Trata-se de uma tecnologia aplicável ao cós das calças que, ao flexibilizar a medida da roupa, “garante performance e estética”, adianta.
A comitiva portuguesa presente na feira alemã recebe no domingo a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
FG (CP 1200) com Sapo24