O Serviço Educativo Integrado (SEI) Câmara Municipal iniciou um projecto na área da Filosofia intitulado ‘Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia’, que se realiza em ambiente de sala de aula. Este projecto decorre até ao final Junho, com interrupções nas pausas lectivas.
As crianças são chamadas a participar em todas as actividades do projecto assumindo o papel principal. Nestas oficinas, dinamizadas por Sónia Peixoto, não se pretende promover “lições de filosofia”, mas debater em comunidade questões e temas pertinentes para as faixas etárias envolvidas.
No arranque deste projecto estão envolvidas as crianças, as escolas básicas de Sequeira e de Fraião.
Dirigido a alunos do 1.º ciclo, estas oficinas pretendem desenvolver nas crianças as capacidades de diálogo, as competências de raciocínio, a comunicação e a socialização.
“O projecto vai ajudar os mais novos a reflectir sobre a realidade que os rodeia, a tomar posições, a aprender a debatê-las com os outros, justificando-as, numa efectiva educação para uma cidadania plena que, deve ser estimulada desde a 1.ª infância”, afirma a autarquia em nota à imprensa, adiantando que o “projecto pretende partir dessa curiosidade natural e com ela fomentar o diálogo sobre a relações entre o ‘eu e o mundo’, que é o mesmo que dizer entre o ‘eu e o outro’”.