A Câmara de Braga activou esta terça terça-feira o plano de contingência de apoio aos sem-abrigo devido à vaga de frio, anunciou ao PressMinho Firmino Marques, vereador da Protecção Civil.
A decisão, que saiu da reunião entre o Gabinete de Acção Social da autarquia, os serviços municipais da Protecção Civil e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), prevê que o plano se mantenha até às 08 horas de domingo.
“Todos os sem-abrigo têm dormida e alimentação garantida no Centro de Acolhimento de Emergência Municipal. Todos o que vivem na rua têm à sua espera, se o desejarem, um resguardo para pernoitar e alimentar-se nos próximos dias”, garante Firmino Marques.
O Centro de Acolhimento Municipal, que reúne diversas instituições da cidade, “está preparado para receber todos os que forem encaminhados pelas várias entidades que estão no terreno”, explica o vereador e vice-presidente da autarquia.
A delegação bracarense da CVP, que na sua rotina efectua contactos com os sem-abrigo, muitos dos quais são oriundos de concelhos vizinhos, é uma peça chave do plano de apoio, juntamente com a PSP, GNR e a Segurança Social, refere o vereador.
Fernando Gualtieri (CP 1200)
Foto:Arquivo