O plano de contingência para sem-abrigo accionado em Braga permitiu alojar três das cinco pessoas encontradas nas ruas da cidade durante as últimas noites, avança o presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha (CVP).
Em declarações à RUM, Armando Osório adianta que “alguns dos sem-abrigo continuam a recusar ficar nos alojamentos que existem para este efeito”.
Osório lembra que o apoio a sem-abrigo decorre “durante os 365 dias do ano”, ainda que nesta altura as equipas de rua da CVP trabalhem em articulação com a Câmara para “assegurar que as pessoas tenham aquilo a que têm direito, ao calor da noite”.
A delegação bracarense da CVP já tinha sinalizado cinco pessoas no início da semana, depois de uma visita pela cidade. Ainda assim, das pessoas encontradas “três foram alojadas no centro de alojamento da Cruz Vermelha, mas duas ou três quiseram ficar na rua e não aceitaram o apoio”, refere Armando Osório.
Conforme o PressMinho anunciou em primeira mão, o plano de contingência para os sem-abrigo em Braga está em vigor até às 08 horas de domingo.
A sinalização e encaminhamento de situações pode ser feita através de contacto telefónico (253 264 077) ou presencialmente na Divisão de Protecção Civil da Câmara Municipal, na rua do Farto, na Cruz Vermelha através do número 253 687 520 ou 910 304 608.
FG (CP 1200)