O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre as circunstâncias que levaram uma utente, de 50 anos, a falecer de gripe A no Hospital de Guimarães.
“A utente deu entrada na unidade hospitalar no dia 3 de Janeiro tendo ficado internada em psiquiatria, devido a uma depressão. Cerca de quinze dias depois terá começado a manifestar sinais de estar com gripe, um quadro clínico que não evoluiu favoravelmente tendo levado ao seu falecimento”, referem Pedro Soares, deputado eleito pelo círculo de Braga, e Moisés Ferreira, no requerimento ao titular do Ministério da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Os bloquistas lamentam “profundamente esta perda” e pretendem que sejam esclarecidos os motivos da infecção que levaram ao falecimento da utente.
O Bloco pretende saber se o Hospital de Guimarães bem como a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS) vão abrir um inquérito às circunstâncias que levaram ao falecimento da utente, identificada apenas pelas iniciais MCR.
FG (CP 1200)