Um festival diversificado e de grande qualidade performativa. É desta forma que se apresenta a 5.ª edição do Festival de Guitarra de Braga, a realizar entre os dias 15 de Fevereiro e 4 de Março em diversos espaços da cidade. A iniciativa, organizada pelo município e Conservatório Calouste Gulbenkian, apresenta-se com um formato “mais maduro e consolidado”, afirmando-se como um evento de referência.
Além de promover a guitarra e de potenciar os talentos locais, proporcionando-lhes o contacto com projectos musicais de outras proveniências, o Festival de Guitarra contribui para a formação musical dos alunos de vários pontos do país, como explicou Lídia Dias, vereadora da Cultura, na apresentação da iniciativa.
Segundo a vereadora, este é um festival que “orgulha a cidade e que vai ao encontro da grande tradição bracarense de produção e divulgação dos instrumentos de corda”.
A par da participação de músicos de renome internacional, o programa inclui uma forte componente pedagógica com a realização de masterclasses e conferências e, ainda, um Concurso Internacional de Música de Câmara com Guitarra, a realizar no dia 17 de Fevereiro, que conta com a participação de oito formações de dez nacionalidades.
O público tem parte activa neste concurso através de votação no portal do festival em http://www.festivalguitarrabraga.pt/