O deputado Joaquim Barreto esteve em Vila Verde para apresentar a moção global da sua recandidatura à Federação Distrital de Braga do PS, propondo-se a “honrar o passado, agregar o presente, fortalecer o partido e afirmar o distrito”.
Para Joaquim Barreto, existem quatro objectivos estruturantes para a afirmação do partido e da região.
1. “Preservar, aprofundar e afirmar os valores da democracia, da liberdade, da solidariedade, da fraternidade e igualdade constantes da declaração e carta de princípios do Partido Socialista”;
2. “Fomentar e fortalecer as relações de proximidade e cooperação entre as estruturas partidárias, os militantes, os simpatizantes, os autarcas do PS e a população em geral, respeitando a autonomia das estruturas concelhias”;
3. “Apoiar a Governação do PS de modo a criar as condições que permitam a continuidade das políticas que fomentam o crescimento económico, a criação de emprego, sobretudo para as camadas mais jovens, a igualdade e a solidariedade social, tendo sempre presente as pessoas e o Distrito de Braga”;
4. “Conceber políticas, definir estratégias e planos de acção que permitam obter vitórias nas próximas eleições para o parlamento europeu e legislativas”.
No mandato a que se propõe, 2018-2020, a equipa pretende “definir uma estratégia distrital que permita obter vitórias nas eleições legislativas e europeias para o PS», pois dessa forma «o Distrito de Braga assegurará uma presença significativa e efectiva na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”, pode ler-se em comunicado.
Por outro lado, Joaquim Barreto considera ainda que a “relevância do trabalho desta Federação garantirá argumentos que permitirão criar condições junto da Direcção Nacional, para que a lista de candidatos a eurodeputados integre num lugar com grau elevado de probabilidade de eleição, um representante do Distrito de Braga, indicado por esta Federação”.
“Agregar, mobilizar e coordenar os militantes, simpatizantes, autarcas, jovens e mulheres socialistas numa demanda de afirmação do PS, como força mais preparada para responder aos desafios do Distrito de Braga” é o grande objectivo desta candidatura.