Ricardo Rio participou esta quarta-feira na reunião do Comité Executivo da EUROCITIES em Viena, cujo tema principal foi a construção de uma visão partilhada para o futuro das cidades europeias, a ser assumida por esta rede que conta neste momento com mais de 140 cidades membro.
O presidente da Câmara de Braga juntou-se a homólogos de cidades como Barcelona, Paris, Edimburgo, Viena, Eindhoven, Liubliana, Varsóvia, Bruxelas, Florença, Tallin, Nantes e Estocolmo, além do presidente da EUROCITIES, o autarca de Ghent, Daniel Termont.
Ricardo Rio considerou que “é fundamental haver um maior envolvimento dos políticos na rede e que a partilha de experiências e práticas deve ser cada vez mais efectiva”.
O presidente da Câmara reforçou ainda que “Braga está empenhada em intervir ainda mais”, dando o exemplo da organização do Fórum da Economia, que se vai realizar em Braga entre os dias 26 e 28 de Março, ou ainda a adesão à campanha ‘Cities4Europe’, que será lançada oficialmente a 7 de Maio, em Bruxelas.
Um dos temas abordado por Ricardo Rio foi também a “necessidade de haver mais financiamento a nível europeu para as cidades, sem passar pelos governos centrais, pois são as autoridades locais que estão mais próximas dos cidadãos e que podem contribuir de forma mais efectiva para o desenvolvimento da sua qualidade de vida”.
No encontro, Rio deu nota das iniciativas desenvolvidas a nível local ao nível da elaboração de planos estratégicos para diferentes áreas que ultrapassam o seu próprio ciclo político, no envolvimento de todos os protagonistas de cada área temática na sua concepção e implementação ou no envolvimento dos cidadãos na formatação e acompanhamento de diferentes políticas municipais.
O autarca bracarense evidenciou ainda diversas políticas municipais que se dirigem às franjas mais desfavorecidas da população e lembrou que “Braga se assume como Cidade Autêntica na conciliação da sua História e de diferentes traços de modernidade e inovação”.
No encontro debateu-se a política de coesão da União Europeia, onde esteve presente Marc Lemaître, Director-geral da Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e ainda os investimentos de longo termo das cidades, que contou com apresentação do caso de Viena por Georg Feigl, da Câmara do Trabalho de Viena.
Este é um dos temas que a discutir no Fórum da Economia da EUROCITIES que se realiza em Braga, onde são esperados mais de 100 representantes das cidades desta rede.
MODELOS DE ORGANIZAÇÃO
De acordo com os autarcas presentes em Viena, se é fácil encontrar pontos de encontro nos objectivos e resultados que cada cidade pretende atingir, os principais pilares da cidade do futuro prendem-se com o seu modelo de organização, em questões como a definição de uma visão de longo prazo com cunho estratégico, o sistema de governança e os níveis de colaboração entre diferentes actores da sociedade, o estímulo à participação cívica, a introdução da dimensão tecnológica e o tratamento da informação obtida, o compromisso com políticas inclusivas para toda a população e a salvaguarda da identidade de cada cidade no respeito pela sua História e factores distintivos.
Na reunião foi também discutido o futuro da EUROCITIES, um processo que se iniciou no ano passado e termina em 2019, com a discussão e aprovação de um novo modelo de desenvolvimento para esta rede de cidades a que Braga aderiu em 2016.
FG (CP 1200)