A cerca de três semanas do tiro de partida para a terceira edição da Meio Maratona de Braga, já são mais de um milhar de atletas inscritos. Com as presenças confirmadas do português Rui Pedro Silva e do brasileiro Paula Paula, a prova promete ao longo de 21.097 m competição aguerrida até ao primeiro lugar no pódio.
“Trata-se de um número que gera boas expectativas para se conseguir um recorde participativo na capital do Minho”, afirma a organização.
Com partida e chegada à avenida Central de Braga, agendada para 25 de Março, o evento inclui, como tem sido tradição, 6 km de mini/caminhada sem fins competitivos.
Rui Pedro, após um difícil período de recuperação na sequência da maratona olímpica do Rio de Janeiro, e agora com 36 anos de idade, foi segundo no Crosse das Amendoeiras deste ano, apenas superado pelo medalhado de prata dos Mundiais de Londres do ano findo nos 3000m obstáculos, o marroquino Soufiane el Bakkali.
Paulo Paula é um veterano (nascido a 8 de Julho de 1979) maratonista brasileiro, habituado a correr em Portugal. Na distância da maratona foi oitavo nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e depois 15.º nos de 2016, no Rio de Janeiro. Foi aliás no Rio, em Agosto de 2011, que estabeleceu o seu recorde pessoal na meia maratona, com 62m30s, e este seu tempo é apenas seis segundos mais rápido do que o máximo pessoal de Rui Pedro Silva, pelo que o encontro entre ambos promete ser bem interessante.
FG (CP 1200)