‘Pelo Autismo, Todos os passos contam’ é o mote da 9.ª Caminhada da AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, iniciativa solidária que se realiza a 8 de Abril com o apoio da Câmara de Braga. Este ano a organização da prova, que tem como madrinha a ex-campeã olímpica Rosa Mota, espera atingir os 12 mil participantes.
Na apresentação da iniciativa, que decorreu esta segunda-feira, no gnration, o presidente da Câmara de Braga, referiu que “esta iniciativa é já um compromisso colectivo da sociedade bracarense para com esta instituição que desempenha um papel determinante no apoio aos utentes e às famílias”.
Ricardo Rio congratulou-se com o apoio dos patrocinadores, que assumem a sua responsabilidade social, e de Rosa Mota que dá a cara por este projecto.
“A estes juntam-se entidades como a PSP, que têm sido um parceiro importantíssimo nesta iniciativa. O município que surge como agente facilitador, dando as condições de organização e promoção para que o evento ganhe a visibilidade desejada”, acrescentou.
Rio lembrou que é com actividades como a caminhada que a AIA consegue angariar fundos para sustentar os seus projectos, apelando à mobilização para a iniciativa.
Segundo Eduardo Ribeiro, presidente da AIA, a caminhada vai realizar-se nos moldes habituais, sendo que a 20 dias do evento já estão vendidos seis mil bilhetes. “Toda a verba angariada com a caminhada reverte para o financiamento das actividades da associação e para comparticipar as terapias a cerca de 50 utentes, muitos deles provenientes de famílias carenciadas”.
“TEMOS QUE SER SOLIDÁRIOS”
Por seu turno, Rosa Mota enalteceu a iniciativa da AIA e salientou a importância de toda a sociedade civil se envolver em causas como esta. “Temos todos de ser solidários e tudo o que se possa fazer para ajudar estas famílias é sempre bem-vindo”, sustentou a madrinha do evento.
A caminhada tem partida na avenida Central, pelas 10 horas, percorrendo a avenida da Liberdade, avenida João XXI até à Rotunda Ibero-Americana (junto ao hotel Meliã), fazendo o regresso pela avenida 31 de Janeiro até terminar na avenida Central.
Os interessados em participar podem efectuar a sua inscrição em qualquer loja Pingo Doce do distrito de Braga, parques de estacionamento Braga parques, farmácias Alvim, Gomes e Martins, nas juntas de freguesia de Palmeira e S. Vicente ou no próprio local do evento, tendo as mesmas o custo simbólico de 2,5 euros, com oferta de uma t-shirt e de um kit de participação.
A par do Pingo Doce, da PSP e da Câmara, a caminhada da AIA conta com o apoio do Sporting Clube de Braga, Bombeiros Voluntários de Braga, Policia Municipal, Correio do Minho e Antena Minho, farmácia Martins e farmácia Alvim, Juntas de Freguesia de Palmeira e de S. Vicente, Voluntários da Junta de S. Vicente, Escuteiros de Braga, Regimento de Cavalaria 6, Cruz Vermelha Portuguesa – Braga, trabalhadores do Pingo Doce e técnicos e pais da AIA.