Por iniciativa do governo, Braga recebe este sábado uma acção de gestão dos combustíveis florestais no âmbito da Directiva Única de Prevenção e Combate aos Incêndios.
A iniciativa decorre na área envolvente aos moinhos de Portuguediz, no lugar da Lageosa, na freguesia de Sobreposta, numa acção coordenada pela Protecção Civil Municipal com a presença da Equipa de Sapadores Florestais da Associação Florestal do Cávado.
Entre as 09 e as 12 horas e das 14 às 17 horas, são cerca de meia centena de pessoas envolvidas nesta jornada nacional de mobilização para a limpeza da floresta e prevenção de incêndios florestais, que é feita em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Com a execução desta faixa de gestão de combustível em Sobreposta – cerca de 2,85 hectares –, pretende-se reduzir os efeitos da passagem de um eventual incêndio florestal, protegendo de forma preventiva a zona edificada e de grande valor cultural dos moinhos de Portuguediz. Trata-se de um aglomerado populacional localizado em espaço rural, confinante com áreas agrícolas e florestais com extensão significativa e de difícil acesso quer a moradores quer aos meios de socorro.
Nesta área, para além das habitações, encontram-se diversos moinhos antigos que conferem uma enorme importância cultural e patrimonial, fazendo já parte, entre outras referências, do Programa Intermunicipal de Salvaguarda dos Sacro Montes que envolve os concelhos de Braga e Guimarães.