A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tenciona lançar, ainda este ano, um programa de apoio ao emprego para pessoas com deficiência. Edmundo Martinho, provedor da SCML, revelou que a instituição “está a trabalhar com a ONCE espanhola [Organização Nacional de Cegos de Espanha] no sentido de vir a criar no país um programa de empregabilidade para as pessoas com deficiência”.
“Em Portugal temos um défice tremendo desse ponto de vista e queremos criar uma entidade que seja um apoio permanente ao emprego de pessoas com deficiência, mas ao emprego no mercado regular, não um emprego protegido”, explicou Edmundo Martinho.
O projecto pretende investir na formação e criar parcerias com empresas portuguesas para que as pessoas com deficiência possam “candidatar-se a um emprego como qualquer outra pessoa, obviamente levando em conta aquilo que possam ser as capacidades instaladas que tenham”.
O provedor da SCML detalha que a instituição quer “suscitar a adesão das empresas, não na perspectiva do apoio às pessoas com deficiência, mas no sentido de dar a estas pessoas acesso a um direito, que é o direito ao trabalho”.
Edmundo Martinho revela que “ainda é um projeto, não está ativo”, acrescentando que “já se fizeram um conjunto de reuniões, quer com as organizações que representam as pessoas com deficiência em Portugal quer com quem fora do país já tem experiência neste domínio, como a fundação ONCE”.
A SCML ainda não tem data para lançar o projeto mas o provedor revela que “gostava de que, enfim, no aniversário da Santa Casa [15 de Agosto] pudéssemos ter alguma coisa de concreto. Temos uma grande ambição em relação a este projetoc”.