O Hospital de Barcelos vai investir, este ano, 840 mil euros na instalação de um aparelho de tomografia axial computorizada (TAC), equipamento médico-cirúrgicos, obras e protecção contra incêndios, anunciou esta quinta-feira a administração daquela unidade hospitalar.
Cerca de 619 mil euros na instalação de aparelho TAC são despendidos na aquisição de um TAC, e na requalificação do espaço físico para o acolher, adjacente ao Serviço de Urgência
Em comunicado, a administração adianta que, ainda para este ano, está prevista a aquisição de equipamento médico-cirúrgico de pneumologia e oftalmologia, num valor estimado de 110 mil euros.
Previstas obras de reapetrechamento das unidades do internamento, avaliadas em 57 mil euros, para proporcionar “melhor conforto aos utentes e uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados”.
Com “concretização imediata”, está igualmente prevista a melhoria das instalações em matéria de protecção contra incêndios, que totaliza, na primeira fase, 53 mil euros.
“Os investimentos referidos permitem dar sequência a uma política de modernização que vem sendo seguida, traduzida numa maior integração, qualidade e segurança dos serviços prestados, promovendo a eficiência interna e os ganhos em saúde”, refere o comunicado.
Segundo números revelados em 2016, o Hospital de Barcelos requisita, por ano, cerca de 7 mil TAC a entidades externas.
FG (CP 1200)