A deputada Carla Cruz, do PCP, reforçou esta segunda-feira, junto ao cruzamento da Loureira, a necessidade de melhorar urgentemente as acessibilidades ao concelho de Vila Verde, considerando tratar-se de uma “questão de justiça” para com as populações.
Segundo a parlamentar comunista, é necessário que o Governo avance com a requalificação da EN 101, “que já deveria ter arrancado em Março”, assim como a construção de uma variante a Vila Verde e a criação de um novo acesso à A3.
A visita de Carla Cruz surge no seguimento de um Projecto de Resolução apresentado pelos comunistas na Assembleia da República, no sentido de “dar mais um contributo para a melhoria das acessibilidades ao concelho de Vila Verde e para a concretização de obras há muito reclamadas pela população e pelos autarcas”.
“Iremos agendar para que a Comissão de Economia e Obras Públicas analise o Projecto de Resolução que apresentámos o brevemente possível. A Comissão analisa e depois o plenário votará», explicou.
O Projecto de Resolução lembra que “há vários anos que a população, os autarcas e os automobilistas reclamam a construção da variante à EN101, a qual permitiria desviar muito do seu tráfego na travessia de Vila Verde e descongestionar o tráfego na Área de Acolhimento Empresarial de Gême”.
Por isso, o documento apela a que Governo “proceda à rápida conclusão das obras de requalificação da EN 101, incluindo a construção da variante” a Vila Verde e “à construção da variante à EN 205, incluindo a construção do nó de ligação da A3 na freguesia de Lama, concelho de Barcelos”, obras que têm sido «sucessivamente adiada» pelos vários Governos.
SÉRGIO SALES FALA EM “NECESSIDADE ESTRATÉGICA”
O eleito da CDU na Assembleia Municipal de Vila Verde, Sérgio Sales Almeida, defende que a melhoria das acessibilidades “é uma necessidade estratégica” para o concelho, que precisa de ver criadas condições para se desenvolver.
“Falamos de algo que é da competência do Governo, mas a nossa acção passará por continuar a lembrar a necessidade de avançar com estas obras”, frisou, no cruzamento da Loureira, ao lado de Carla Cruz.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)