O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Pedro Soares, esteve reunido com a direção da Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de apresentar o Projeto de Resolução que visa a “reabilitação urgente” da Escola Secundária com aquele nome.
Em declarações à comunicação social, Pedro Soares afirmou que a situação da escola é “preocupante”, uma vez que “apresenta um edificado degradado, com telhados de amianto, sem qualquer tipo de isolamento térmico ou acústico”.
Para o deputado bloquista, “os 800 milhões poupados na redução do défice, deveriam ser utilizados no investimento no estado social, nomeadamente, na escola pública”.
“Uma das dimensões do serviço público para uma formação integral de cidadãos é, seguramente, a das condições físicas da escola que não podem deixar de estar associadas ao desempenho de alunos/as, professores/as e funcionários/as, bem como às próprias condições pedagógicas”, refere o Bloco de Esquerda no documento entregue na Assembleia da República a 20 de Abril.
Assim, o Bloco pretende que o Governo “tome medidas para a rápida reabilitação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, e para criar as condições indispensáveis à concretização do direito à educação”.
Luís Moreira (CP 8078)