Braga é o palco da primeira Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea, que que se realiza de 3 de Agosto a 3 de Setembro, no Museu Pio XII. A Bienal reúne artistas plásticos e escultores que apresentam uma peça nova e original.
“Braga, além de ser uma cidade de fé, é uma cidade de cultura onde a criatividade ganha nova projecção e isso acaba por ser sintetizado por este evento que promove uma nova forma de expressão artística e uma nova dinâmica cultural”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, esperando que este projecto pioneiro “seja uma referência crescente no futuro e que ganhe créditos a nível internacional para estimular e atrair cada vez mais artistas”.
A participação neste projecto está aberta a todos os que pretendem demonstrar e partilhar a sua criatividade, respeitando os parâmetros e história da arte sacra. No total, são admitidos 50 artistas que são avaliados por um júri que distingueos primeiros três classificados, sendo que o quarto classificado é escolhido pelo público. A atribuição dos prémios tem lugar no Theatro Circo durante uma gala a realizar no mês de Setembro.
O evento acarreta uma componente solidária, uma vez que doa uma tela pintada pelo público à CERCI Braga.
As inscrições podem ser efectuada no site do evento em www.bienaldebraga.pt até 31 de Maio.
A Bienal, desenvolvida pela Atlas Violeta – Associação Cultural e Apoio Social aos Países de Língua Portuguesa, em parceria com o Museu Pio XII, conta com o apoio da autarquia e pretende realçar a beleza e singularidade presente na arte sacra contemporânea.
FG (CP 1200)