A Câmara de Terras de Bouro pretende assegurar, “com carácter de urgência”, a concretização do plano programado pela empresa Águas do Norte para a rede de saneamento em alta nas freguesias de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdozende.
Em comunicado, o autarca Manuel Tibo defende que “tem de ser assumido como prioritário” o investimento para a construção da ligação do saneamento das três freguesias do Vale do Cávado ao sistema intermunicipal do Cávado-Homem, que abrange os concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
“O investimento faz parte dos compromissos de investimento da Águas do Norte enquanto responsável, em regime de exclusivo, pela concessão da exploração e da gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal», refere a autarquia.
A “urgência” da construção da ligação de saneamento em alta para Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdozende é, de resto, um dos assuntos que o presidente do Município de Terras de Bouro pretende discutir na reunião com os responsáveis da Águas do Norte agendada para o próximo dia 28.
Na mesma reunião, será igualmente discutida a oposição do Município ao projecto de construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR), na margem rio Homem na freguesia de Souto, conformr posição conjunta já assumida pelos presidentes das Câmara de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.
“Cabe à Águas do Norte cumprir o estipulado com os municípios, nomeadamente ao nível dos investimentos previstos e programados, incluindo com recurso a fundos públicos, para resolver problemas de saneamento e saúde pública nos vales do Cávado e Homem», frisa a Câmara.
Os três municípios defendem que “a Águas do Norte deve cumprir com os compromissos assumidos no que toca à ligação dos efluentes provenientes de várias freguesias de Terras de Bouro, Amares e Vila Verde à estação de Tratamentos de Águas Residuais do Cávado-Homem (ETAR), em Cabanelas, concelho de Vila Verde – inaugurada em junho de 2014”.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)