Sob apertadas medidas de segurança e grandes constrangimentos ao trabalho dos jornalistas, Angela Merkel inaugurou esta quarta-feira o novo centro de Tecnologia e Desenvolvimento (C&T) da Bosch, em Braga, onde destacou a “cooperação luso-alemã”.
Acompanhada pelo primeiro-ministro, António Costa, a chanceler alemã afirmou que a “prosperidade depende de sermos inovadores”, porque o “resto do mundo não fica de braços cruzados e é por isso para mim uma enorme alegria ver que aqui [na Bosch] se está a trabalhar no futuro da Europa em cooperação entre dois países fisicamente distantes”.
António Costa, por sua vez, referiu a “mudança do tipo de investimento alemão em Portugal registada nos últimos anos, com uma crescente aposta na tecnologia e no conhecimento”, salientando que a Alemanha é “desde há muitos anos o primeiro investidor produtivo em Portugal”.
“Nos últimos anos, temos assistido a uma transferência importante do tipo de investimento que as empresas alemãs têm vindo a fazer em Portugal”, sublinhou o primeiro-ministro.
“Se queremos ser competitivos no futuro, é com base na inovação e no conhecimento”, defendeu Costa, apontando a Bosch como um “excelente exemplo daquilo que é o espírito europeu”.
FG (CP 1200)