O Município de Esposende promove até este dominho, o evento ‘Esposende Terra de Mar’ que “pretende afirmar a excelência do território, em termos de produtos e serviços associados ao turismo náutico, à gastronomia e à investigação dos patrimónios culturais dos mares e dos rios”. Para tal, propõe diversas atividades, em vários pontos da cidade, relembrando a forte relação que existe com o mar.
Os patrimónios culturais dos mares e dos rios do Norte de Portugal e Galiza – estarão em destaque – diz a Autarquia – no seminário da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, o 5º organizado em Esposende, município que preside esta Rede desde 2014. Exposições temporárias, publicações de especialistas e encontros de embarcações tradicionais preenchem o programa.
Junto à lota decorre um festival gastronómico, no qual será dado o devido destaque aos pratos tradicionais de Esposende, como o ‘Polvo da Pedra’, prato identitário da gastronomia local, mas onde não faltam os mariscos e os peixes frescos. A oferta é complementada com animação musical, com Joana D’Arc, Fábio Vilas Boas, Rancho Folclórico de Fonte Boa e Ronda Típica de Vila Chã.
O Encontro de Embarcações Tradicionais inclui uma visita à Rede de Museus do Mar e desfile das embarcações e conta com a participação de algumas dezenas dos mais emblemáticos barcos tradicionais nacionais e da Galiza.
Integrado nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala este domingo, realiza-se uma Missa na Igreja Matriz de Esposende que antecede a Romagem à Barra. Também a Feira de Velharias que se realiza este domingo, no Largo Rodrigues Sampaio, apresentará motivos marítimos.
Luís Moreira (CP 8078)