As anunciadas obras de requalificação da Extensão de Saúde da Portela do Vade, em Vila Verde, levou a deputada comunista Carla Cruz a solicitar explicações ao Ministério de Saúde, nomeadamente sobre a recusa do governo de transferir de a transferir para outros locais alternativos, propostas pela Junta de Freguesia.
Contudo, o Ministério decidiu manter a decisão de deslocar os utentes para o Centro de Saúde de Vila Verde
“Considerando que se trata de numa região rural e limítrofe do concelho de Vila Verde, com falta de transportes públicos e uma população envelhecida, a possibilidade de deslocar o serviço prestado pela Extensão de Saúde tem causado legítima preocupação junto dos seus utentes”, refere a parlamentar comunista, eleita pelo círculo de Braga.
Carla Cruz quer assim saber se “para além da deslocalização do serviço prestado pela Extensão de Saúde da Portela do Vade para o Centro de Saúde de Vila Verde, que alternativas foram avaliadas pelo Ministério da Saúde com o intuito de garantir o acesso à saúde dos utentes. Por que motivo não foram aceites?”.
“Havendo necessidade de deslocar os utentes para um local alternativo, nomeadamente para o Centro de Saúde de Vila Verde, que medidas pretende o Governo tomar para possibilitar tal deslocação numa região desprovida de transportes públicos adequados?”, questiona Carla Cruz.
FG (CP 1200)