A Unidade de Saúde Familiar ‘Saúde Oeste’, de Braga, que até agora tem funcionado em dois polos (um na freguesia de Sequeira e outro na de Cabreiros), vai dispor de novas instalações em edifício cedido pela Câmara de Braga.
Isto porque – diz a Administração Regional de Saúde do Norte – as atuais são “exíguas e desadequadas ao fim a que se destinam, em especial para os profissionais que ali desenvolvem a sua atividade, bem como para os doentes”.
O organismo revelou esta quarta-feira que se trata de um investimento suportado pelo Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde do Norte de 710 mil euros.
As futuras instalações vão ficar sedeadas num edifício (agora devoluto) onde, no passado, funcionou uma escola primária que,” depois de devidamente requalificada e adaptada, irá acolher os dois polos, unindo, desta forma, as populações de Serqueira e Cabreiros, num total de cerca de 7.500 doentes inscritos”.
A escritura foi efetuada e outorgada, pela ARS e pela Câmara Municipal que, em direito de superfície, o espaço. A assinatura do contrato com a empresa construtora está prevista para o dia 27 de Julho, sendo que o início da obra deverá ocorrer em setembro deste ano e a conclusão um ano após o seu início (setembro de 2019).
“À semelhança de tantos outros – uns já concluídos e outros a terminar nos próximos tempos –, este investimento demonstra a aposta que o atual Governo vem a efetuar no Serviço Nacional de Saúde, levando cuidados de qualidade e de proximidade junto das pessoas, em especial daquelas mais distantes dos grandes centros urbanos”, sublinha o Ministério da Saúde.