Os parcómetros existentes em Braga têm todos certificação de qualidade válida até ao fim de 2018. A garantia foi dada ao Vilaverdense/PressMinho pelo vereador responsável pelo espaço público no Município: “estão certificados e a funcionar bem, sendo monitorizados quase diariamente.”, diz João Rodrigues.
O que – sublinha – “não quer dizer que não possam avariar ou encravar”. Foi o que sucedeu a uma municípe de Braga que colocou uma moeda de um euro numa máquina de estacionamento e esta “cuspiu” um talão de parqueamento apenas para 10 minutos.
Em texto a propósito, – também publicado no site ‘Moina na estrada’ – a utente salienta que, na zona estava uma agente da Polícia Municipal que compreendeu a situação e lhe disse que não lhe passaria nenhum ‘aviso’ se ultrapassasse os dez minutos.
A cidadã constatou, posteriormente, que os parcómetros têm de ser aferidos, anualmente, pelo Instituto Português da Qualidade pelo que a máquina em causa deveria ter o respetivo selo de aferição. “Verifiquei que tinha sido aferida pela última vez em 2013; esta ainda tinha selo mas outras vi que nem isso têm”, afirma.
Sobre este reparo, João Rodrigues garante que “a certificação foi feita” e acentua que, casos há, de facto, em que o selo não foi colocado e outros em que desapareceu, porque alguém o retirou.
Luís Moreira (CP 8078)