A deputada Carla Cruz, do PCP, questionou o Governo sobre “a carência de meios humanos e de equipamentos no Agrupamento dos Centros de Saúde Gerês-Cabreira (ACES), o que prejudica a resposta na prestação dos cuidados de saúde aos utentes presentes neste vasto território”.
No documento, o Grupo Parlamentar do PCP lembra que o ACES serve 106 mil pessoas dos concelhos de Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde, a maioria dos quais tem médico de família. O que – sublinha a parlamentar – não sucede na vila de Prado e na Póvoa de Lanhoso, já que um clínico saiu do ACES e outros estão com licença de parentalidade ou ausentes por doença.
O requerimento enviado ao Ministério da Saúde refere, ainda, uma alegada falta de nutricionistas, já que há apenas um, e de um enfermeiro de reabilitação para operar no concelho de Vila Verde.
Fala, ainda, da necessidade de substituição de viaturas e da realização de obras no Centro de Saúde de Vieira do Minho, na Unidade de Cuidados de Saúde do Pico de Regalados e na extensão de Cervães, ambas em Vila Verde.
Carla Cruz assinala que a intervenção na Unidade do Pico de Regalados foi considerada prioritária, mas ainda se desconhece a data em que tal ocorrerá.
Luís Moreira (CP 8078)