O Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos da GNR deteve esta quinta-feira, em flagrante delito, em Vila Nova de Famalicão, um casal, de 34 e 37 anos, por burla.
O Comando Territorial de Braga adianta que, “no âmbito de uma investigação, os militares apuraram que os suspeitos aproximavam-se das vítimas, normalmente idosos ou mulheres vulneráveis, a pedir esmola, oferecendo-se ainda para lhes fazer a leitura da sina, solicitando às vítimas que lhes entregassem o ouro que tinham para benzer”.
De seguida, “faziam pedidos sucessivos de quantias avultadas de dinheiro para fazer rezas e para as curar dos “seus males”.
No decurso das diligências foram realizadas duas buscas domiciliárias e uma não domiciliária, tendo sido apreendidos 4.625 euros em numerário, peças de ouro no valor de venda de 2.498 euros e um telemóvel, suspeitando-se serem provenientes do ilícito criminal.
Os detidos, sendo que a mulher estava referenciada pelo mesmo tipo de crime, foram presentes ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão, tendo ficado sujeitos às medidas de coação de apresentações semanais e proibição de contacto com a vítima.
Luís Moreira (CP 8078)