Depois de um fim-de-semana recheado de propostas na Póvoa de Lanhoso, aproxima-se um dos momentos mais altos deste Verão. A Festa do Emigrante está marcada para o esta quarta-feira.
O Município adianta que o 23.º Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio, em que participam três grupos da Póvoa de Lanhoso, é uma das propostas, que promete animar a tarde e atrair amantes das tradições. O programa começa pelas 14h30, com a entrega das fitas, nos Paços do Concelho. Pelas 15h00, inicia-se o desfile de trajes do Minho, na direção da Praça Eng. Armando Rodrigues (Av. da República – Rua de S. José – Rua Maria da Fonte), na Vila, onde se realiza este festival.
Pelas 15h30, sobe a palco o Rancho Folclórico de Garfe (Póvoa de Lanhoso), seguindo-se o Rancho Folclórico Lavadeiras do Mondego (S. João de Areias – Santa Comba Dão), o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Verim (Póvoa de Lanhoso), o Rancho Folclórico da Associação Recreativa e Cultural Vilelense (Amares), o Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas (Póvoa de Lanhoso) e o Rancho Folclórico Martins de Freitas – Fafe. As atuações dos Grupos Folclóricos duram 35 minutos.
Em destaque está, ainda, a Mostra de Produtos Regionais, a partir das 10h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues.
Outra das propostas da Festa começa pelas 15h00, altura em que há Bolo com Sardinha ou Carne, numa organização da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, que visa apoiar o Club Sport Clube Maria da Fonte.
A Festa do Emigrante só termina à noite. Pelas 21h30, sobe ao palco Jorge Loureiro, na Praça Eng. Armando Rodrigues, “num momento que pretende desejar uma boa estadia na Póvoa de Lanhoso e o melhor regresso possível dos/as emigrantes povoenses aos países de acolhimento”.
Luís Moreira (CP 8078)