O Centro Português do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão, tem patente a exposição ‘O Surrealismo na Colecção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian’ que pode ser apreciada no até dia 8 de Setembro. Uma boa visita em tempo de férias.
A exposição temporária conta com um empréstimo de 60 obras surrealistas portuguesas pertencentes ao Museu Calouste Gulbenkian – Colecção Moderna.
A mostra, que inaugurou o Centro Português do Surrealismo, em Junho, integra mais de 3000 obras na sua colecção original, no Museu Gulbenkian – sendo uma das mais importantes colecções de arte surrealista em Portugal.
Pintura, escultura, desenho, fotografia e gravura. Esta exposição de arte da Fundação Calouste Gulbenkian inclui obras de mais de uma dezena de artistas portugueses, entre os quais se contam os nomes de António Pedro, António Dacosta, Marcelino Vespeira, Fernando de Azevedo, Cruzeiro Seixas, Fernando Lemos ou Mário Cesariny.
Esta exposição representa também “um estímulo à investigação e compreensão”, quer de atitudes, quer de pensamentos, levados a cabo por autores que desafiaram a situação social e política da época, demonstrando audácia, inteligência e liberdade.
Luís Moreira (CP 8078)