A inauguração da linha de transporte urbano, designada BarcelosBus, marca, na próxima segunda-feira, a Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente que tem como lema, em 2018, ‘Combina e Move-te’ e a que Câmara volta a aderir.
A inauguração realiza-se na avenida da Liberdade, pelas 15 horas, com a linha vermelha e linha amarela, que servem os principais aglomerados populacionais e estabelecem uma ligação entre eles e com os principais equipamentos da cidade e da área urbana.
O serviço experimental inicia-se na manhã de terça-feira, sendo gratuito durante toda a semana, até ao dia 22.
A linha amarela, com cerca de 10 quilómetros, garante uma frequência de passagem em cada paragem de 40 minutos e liga Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do IPCA e pela Estação da CP.
A linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, garante uma frequência de passagem de 1 hora e liga o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.
As duas linhas cruzam-se no ponto central da cidade: o Campo da Feira.
Quanto aos horários, está garantida uma oferta cadenciada ao longo do dia, nos dias de semana, tendo início às 06h40 e término às 19h30, assim como uma oferta ao sábado de manhã, com início às 06h40 e término às 13h30.
Relativamente aos preços, o bilhete inteiro tem o valor de 1 euros, meio bilhete meio 0,50 euros, o cartão valor tem um custo de 0,90 euros. Já o passe estudante e o passe sénior têm o valor de 10 euros e o passe social tem o valor de 20 euros mensais.
Entre dias 16 a 22, os munícipes podem utilizar o ‘BarcelosBus’ gratuitamente e utilizar livremente bicicletas pela cidade.