Cerca de dois mil idosos do concelho de Esposende participaram, esta sexta-feira, na Festa do Idoso promovida pelo município, e que, mais uma vez, decorreu no Santuário de Fátima. O evento, que se realiza ininterruptamente há já 23 anos, integra o Programa Activo Mais, desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende.
Do programa constou, como habitualmente, a celebração da Eucaristia, pelo arcipreste de Esposende, Delfim Fernandes, na Basílica da Santíssima Trindade. Seguiu-se o piquenique nos parques do Santuário, proporcionando o convívio entre os participantes, alguns dos quais apenas se reveem nesta oportunidade. No regresso a casa, houve ainda tempo para outro momento de convívio no Parque da Senhora da Saúde, nos Carvalhos, onde não faltou alegria e animação.
Esta iniciativa destina-se aos idosos residentes no concelho, com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade.
“CONTINUIDADE NÃO ESTÁ EM CAUSA”
O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “o município desenvolve, ao longo de todo o ano e de forma totalmente gratuita, um conjunto muito diversificado de iniciativas que contribuem para a qualidade de vida da comunidade idosa do concelho”.
Benjamim Pereira garante que “a continuidade da Festa do Idoso não está em causa, na medida em que é das actividades que os idosos mais apreciam, como o têm largamente expressado”.
Lembrou que este evento é fruto do envolvimento de várias pessoas e entidades, pelo que expressou agradecimentos às juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social do concelho, aos bombeiros voluntários de Esposende e de Fão e à delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguraram o apoio à emergência, bem como aos coralistas que solenizaram a celebração eucarística.