A Câmara de Braga apresentou esta sexta-feira, a 2.ª Edição do Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro, arqueólogo, etnógrafo e historiador da arte românica, nascido e falecido em Braga, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional.
Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, o prémio pretende “fomentar o interesse dos investigadores pela história de Braga e honrar a memória de tão ilustre bracarense”.
Podem concorrer ao prémio cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, residam ou não na área do município, com trabalhos de cariz historiográfico a nível administrativo, antropológico, arqueológico, artístico, cultural, económico, literário, patrimonial, político, social, religioso ou outro(s) que se insiram num quadro de aprofundamento da matriz comunitária..
O valor do prémio é de 2.500 euros, ao qual acresce a publicação da obra vencedora. Os trabalhos distinguidos com menção honrosa têm reservada a possibilidade de publicação na Revista Bracara Augusta, reforçando assim o seu corpo editorial.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues pessoalmente ou enviados para o Arquivo da Câmara Municipal de Braga até 30 de Novembro de 2018. O júri, presidido pela vereadora da Cultura, é constituído três personalidades do meio académico.
O resultado do concurso é anunciado pela autarquia no dia 18 de Janeiro de 2019, data do aniversário da morte do Dr. Manuel Monteiro. O Regulamento do Prémio está disponível para consulta no portal do município.
Recorde-se que o prémio de periodicidade bienal foi instituído em 2016, tendo distinguido o trabalho de José Carlos Peixoto pela sua obra ‘Memórias do Couto de Tibães’.
Regulamento do Prémio Dr. Manuel Monteiro
Nota Biográfica do Dr. Manuel Monteiro