Os seis Espaços do Cidadão de Braga disponibilizam a partir de agora o serviço de renovação do Cartão de Cidadão Com este novo serviço, os Espaços do Cidadão de Adaúfe, Figueiredo, Real, Sobreposta, Sequeira e Tadim consolidam o objectivo de facilitar o acesso da população a um leque muito vasto de serviços da Administração Central e Local.
“Os Espaços do Cidadão abertos pelo município têm-se revelado uma enorme mais-valia para os cidadãos em termos de qualidade e rapidez dos serviços prestados, ao mesmo tempo que se alivia a carga que diariamente existe sobre o Balcão Único, localizado no edifício do Pópulo”, afirma a autarquia.
Entre os meses de Janeiro e Setembro deste ano, os seis Espaços do Cidadão registaram um total de 4.107 atendimentos, sendo 360 em Adaúfe, 267 em Figueiredo, 923 em Real, 273 em Sobreposta, 1.751 em Sequeira e 533 em Tadim.
Recorde-se que os Espaços do Cidadão resultam da adesão do município ao projecto nacional de criação de uma rede de Espaços do Cidadão, no âmbito do Programa Aproximar, formalizada mediante um protocolo assinado entre o Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Nestes espaços são prestados mais de 170 serviços tutelados por diversas entidades da Administração Central, sendo possível tratar de serviços como a Carta de Condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitos outros. O espaço funciona ainda como posto de atendimento descentralizado do Balcão Único municipal.