O pacote com um engenho explosivo é idêntico aos que esta quarta-feira foram enviados para políticos democratas. A polícia está a investigar se há ligação efectiva entre os casos. Se houver essa confirmação, este será o oitavo pacote suspeito enviado para um assumido crítico do presidente norte-americano.
Robert De Niro tem assumido uma voz crítica contra Donald Trump, denominando-o mesmo de “desastre nacional”.
A polícia de Nova Iorque disse à NBC que o edifício onde está localizado o restaurante de De Niro estava vazio na altura em que o pacote suspeito chegou.
A série de alertas de bombas começou na segunda-feira, quando engenhos explosivos foram enviados para várias localizações em Nova Iorque, Washington e Florida.
O primeiro alerta surgiu quando um desses pacotes foi descoberto perto da casa do milionário George Soros, um dos grandes doadores do partido Democrata. O último balanço feito pelo FBI apontava para sete pacotes com explosivos que foram interceptados.
Na quarta-feira, os “pacotes suspeitos” dirigidos a Hillary Clinton e a Barack Obama, foram interceptados pelo serviço federal norte-americano encarregado da sua protecção, pelo que não chegaram às mãos dos destinatários, indicaram os serviços secretos em comunicado.
As autoridades norte-americanas estão ainda a tentar localizar um pacote suspeito alegadamente dirigido ao antigo vice presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A notícia está a ser avançada pela agência Reuters que cita um agente federal. Joe Biden foi o número dois de Barack Obama à frente dos Estados Unidos.
De acordo com o diário The New York Times, que cita as forças da ordem, os dispositivos são semelhantes àquele que foi encontrado e detonado pela polícia na segunda-feira na residência do multimilionário e filantropo George Soros – outro famoso democrata -, em Bedford, a cerca de 60 quilómetros de Nova Iorque.
O Departamento de Segurança Nacional, do qual dependem os serviços secretos, indicou em comunicado que os pacotes foram “de imediato identificados como potenciais engenhos explosivos durante procedimentos de rotina de verificação do correio e foram tratados como tal”.
Também as instalações da CNN no edifício Time Warner, em Manhattan, foram evacuadas perante a ameaça de uma possível bomba.
Os serviços secretos norte-americanos estão a investigar estes casos como atentados terroristas. As autoridades desconfiam que todas as situações estão relacionadas.
Nenhum dos engenhos explodiu e não há registo de feridos.
FG (CP 1200) com RTP