O movimento Braga para Todos quer que Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, actue com urgência sobre as “continuas descargas” no rio Este. Aquele movimento acusa a autarquia de estar a “brincar” com o ambiente”
A posição do Braga para Todos surge após no passado sábado uma descarga deixar aquele rio com água castanha, situação que “preocupou os cidadãos bracarenses e activistas ambientais”.
Em comunicado, o movimento político acusa o pelouro do ambiente de “não ter qualquer plano ambiental para Braga”, e no caso do Rio Este “roçar a piada a forma como se faz política sobre as dezenas de crimes ambientais que marcam o primeiro mandato e o segundo da coligação de direita.
“ Temos sem dúvida políticos em Braga muito presentes em plataformas digitais, mas, muito pouco activos nas suas funções. Em questões do ambiente, uma das nossas bandeiras principais, Braga está abandonada”, acrescenta Elda Fernandes, que diz que a culpa é de Ricardo Rio.
“ Estes crimes ambientais são muito graves, e é provável não serem provenientes do mesmo local, ou seja, falamos com alguma certeza de descargas de várias empresas (..) no entanto, em 5 anos como é possível não existir um sistema de vigilância, policiamento, porque há locais identificados de onde partem estas descargas, mas não há um plano”,questiona.
“[Câmara] Braga até parece que se brinca com o tema”, remata Elda Fernandes.