O antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, acredita que “ainda é possível” parar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. “Sou 100% contra o Brexit”, afirmou o ex-político inglês no palco principal da Web Summit, em Lisboa.
“Nenhum Brexit é boa ideia. Antes de se seguir por algum caminho, voltem a perguntar aos britânicos: Como é que o Reino Unido vai conseguir avançar ao sair do mercado da UE?”, questionou Blair, sublinhando que “no mundo actual, com a China a crescer, as nações europeias têm de se juntar.”
Ouvido atentamente por milhares de pessoas na Altice Arena, o ex-primeiro-ministro sugeriu um novo referendo no Reino Unido.
Numa conversa conduzida pela jornalista Karen Tso, da CNBC, Blair começou por falar sobre o resultado das eleições intercalares nos Estados Unidos, que foram favoráveis ao Partido Democrata. “A América está a dividir-se com a presidência de Donald Trump”, frisou o político britânico, alertando, de uma forma geral, para os desafios do populismo.
Sobre como a tecnologia está a influenciar a política, Balir defende que “as grandes empresas tecnológicas, como a Google ou o Facebook, devem aproximar a tecnologia dos valores e princípios éticos”, sendo este o caminho para um mundo democrático e livre.
Fonte: TSF