Braga acaba de assinar a declaração da EUEOCITIES, de que faz parte deste de 2016. No encontro anual desta rede, que reúne as maiores cidades do mundo, realizado em Edimburgo, ficou decidido que a cidade recebe a 22 de Janeiro uma sessão com a Comissão Europeia sob a égide daquela rede.
No encontro, o presidente da Câmara de Braga destacou que a “declaração é o culminar de um trabalho que tem vindo a ser feito no seio da rede, nomeadamente na campanha ‘Cities 4 Europe – Citizens for Europe’, onde Braga esteve particularmente activa”.
“Este é também um forte sinal os autarcas que fazem parte da EUROCITIES pretendem dar à União Europeia, no sentido que é fundamental envolver mais os cidadãos nas decisões políticas, sendo que para isso devem adoptar novas estratégias para combater os sinais crescentes de descontentamento no seio da sociedade europeia”, referiu Ricardo Rio.
O autarca participou ainda em diversos debates com os restantes autarcas, nomeadamente sobre a Agenda Urbana para o próximo Orçamento Europeu e outro sobre o futuro da EUROCITIES. Braga defendeu “o reforço do papel da EUROCITIES como entidade relevante no seio da União Europeia, capacitando mais a rede para actuar como verdadeiro lóbi na defesa dos interesses das cidades”.
LINHAS ORIENTADORAS
A declaração sobre a participação dos cidadãos nas instituições democráticas europeias e um apelo a um maior envolvimento dos europeus em todos os níveis de governo e a um maior diálogo com as pessoas para provocar um impacto positivo no futuro da Europa, ficaram inscritos inscritos na declara;\ao.
No manifesto aprovado pelos autarcas, ficaram decidas as novas linhas orientadoras para a rede, como a coesão social, crescimento inclusivo, sustentabilidade, acesso a emprego, habitação e educação, vida cultural e espaços públicos vibrantes e participação social. Ficou também aprovado que haverá um encontro anual que reunirá líderes europeus, nacionais e locais para definir uma agenda comum para agenda urbana para as cidades, bem como reforçar a efectividade do financiamento europeu às cidades.
Sobre este tema, Rio reforçou que “nem sempre, como foi o caso de Portugal, os fundos da coesão têm sido verdadeiramente utilizados para as regiões de coesão”, e defendeu ainda que a EUROCITIES devia também ter um papel mais interventivo na área das políticas de juventude, pois é uma área que nem sempre tem estado na agenda da EUROCITIES e que é fundamental para qualquer política de cidade”.
Ricardo Rio elogiou também “a inovadora participação neste encontro anual de embaixadores jovens, uma forma de abrir à participação na rede de jovens de todas as cidades participantes”.
Após dois anos da entrada de Braga na EUROCITIES, o autarca destacou que “tem sido muito importante participar nesta rede que reúne as mais importantes cidades da Europa. Temos aprendido muito com as políticas das outras cidades, mas também temos contribuído para o seu enriquecimento, como foi o caso da organização do Fórum da Economia em Março, ou como coordenadores de um grupo de trabalho sobre o Empreendedorismo e as Pequenas e Médias Empresas. Temos sido uma das cidades mais activas na campanha europeia de cidadania e estamos a participar em diversos projectos multilaterais com outras cidades”.
ALTICE FORUM BRAGA RECEBE ENCONTRO
A EUROCITIES, juntamente com a Comissão Europeia, promover uma série de 20 painéis de cidadãos em 20 cidades que fazem parte da rede sobre o futuro da Europa. Braga foi uma das escolhidas para acolher uma destas sessões, cujo tema será o desenvolvimento económico.
Esta sessão decorre no dia 22 de Janeiro no Forum Altice Braga, onde estarão representados a Comissão Europeia e a EUROCITIES, e para onde serão convidados um leque de representantes da sociedade civil Bracarense para dar a sua opinião sobre o que deve fazer a União Europeia para desenvolver a economia em todo o espaço europeu.
Os resultados destes 20 painéis serão apresentados nos dias 20 e 21 de Março em Bruxelas, onde decorrerá um encontro de autarcas europeu sob a égide da EUROCITIES.