Natural de Guimarães, Nelson Felgueiras fez história ao ser o primeiro militante do distrito de Braga a ser eleito presidente da Comissão Nacional da Juventude Socialista (JS) no XXI Congresso Nacional daquele organismo que decorreu este fim-de semana em Almada.
“É uma enorme honra ter o privilégio de servir a JS desta forma. Considero que esta conquista inédita para o nosso distrito é sinal do reconhecimento e do trabalho que a nossa estrutura tem vindo a desenvolver, e, por isso, só tenho a agradecer a todos aqueles que ao longo de muitos anos me têm acompanhado neste percurso”, considerou Nelson Felgueiras, que é ainda presidente da Federação de Braga da JS, a maior do país.
A Federação de Braga, que participou com cerca de 80 delegados no congresso, que elegeu Maria Begonha como Secretária-Geral da JS, consegue ainda uma representação histórica em todos os órgãos nacionais, com a presença de 17 elementos na Comissão Nacional e a Presidência do Conselho Nacional Económico e Financeiro.
Para Nelson Felgueiras “um dos nossos principais objectivos para este mandato era ter a capacidade de afirmar e projectar a Federação de Braga no plano nacional. Porque entendíamos que o contributo que tínhamos a dar era decisivo, e porque sentíamos que era fundamental dar a oportunidade aos jovens do nosso distrito de terem intervenção política na JS a este nível. É com sentimento de dever cumprido que podemos agora dizer que conseguimos”.
A Comissão Nacional da JS é o órgão máximo da JS entre congressos.