O Projecto Idade Maior – Intervenção em Rede, que congrega vários parceiros com intervenção relevante no acompanhamento e apoio aos idosos do concelho de Vila Verde, foi esta quinta-feira apresentado na Sala de Conferências do município.
Na sessão, o presidente da Câmara, António Vilela, explicou que “o projecto permite que as pessoas se mantenham na sua terra, junto dos seus e com aqueles que conviveram toda a vida, sentindo-se em segurança”.
Este plano permite ao município desenvolver uma política social activa de salvaguarda do “bem-estar e qualidade de vida” dos idosos que vivem numa situação de isolamento.
A plataforma Idade Maior possui uma base de dados interactiva que permite às entidades parceiras partilhar informação relevante sobre a situação de idosos, em tempo real, tendo em conta a existência de um sistema de alertas urgentes que envia mensagem para os representantes das entidades mais indicadas para resolver a situação em causa.
Para além disso, a plataforma possibilita ainda que sejam sinalizadas ou denunciadas situações pela comunidade em geral. A plataforma está disponível em http://idademaior.coolsis.pt e a sua segurança e dados nela inseridos estão a cargo da COOLSIS – Sistemas de Informação.
ENTIDADES ENVOLVIDAS EM REDE
As entidades envolvidas em rede no projecto com a autarquia– que actua através do Serviço Municipal de Protecção Civil – são a GNR, o Agrupamento dos Centro de Saúde do ACES/CÁVADO Gerês Cabreira, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e a Cruz Vermelha Portuguesa.