O Município de Esposende totalizou, no primeiro período letivo, 783 intervenções, no âmbito do Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar ‘Rumo ao Sucesso”’que se prolonga até abril de 2021 e incide sobre os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem.
“Dirigido a alunos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em situação ou em risco de insucesso e abandono escolar, o projeto visa a melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares”, refere a Autarquia.
Está associada a este projeto – acrescenta – “uma intervenção profunda de combate ao insucesso escolar, compreendendo a intervenção com as famílias e a articulação da ação das escolas e com os diferentes parceiros locais”.
Segundo a vereadora da Educação, Angélica Cruz, “pretende-se reduzir as saídas precoces do sistema educativo, promovendo o reforço das aprendizagens e o desenvolvimento de competências, potenciando uma relação positiva com a escola”.
Em Esposende, está estruturado em três subprojetos: Núcleo de intervenção com os alunos e as famílias, Clubes de motivação e ativação de competências e Educação pela arte.
As oficinas/clubes encontram-se em funcionamento desde outubro, frequentados por 100 alunos no Clube de Karaté, 37 no Clube Mais Capacidade (que compreende Xadrez e Jogos Matemáticos), 241 no Centro de Recursos Digitais e no Clube de Competências Digitais. Os restantes alunos dividem-se pelos Clubes de Ciências Experimentais (60) e pelas Oficinas de Música, Dança e Teatro (262).
No projeto de intervenção com os alunos e as famílias, foram identificados 108 alunos e avaliados 83, ao nível das valências de Psicologia e de Terapia da Fala.
Luís Moreira (CP 8078)