Promover a empregabilidade e a integração socioprofissional dos cidadãos, através da criação de um serviço de proximidade que sirva os três bairros sociais de Braga, é o propósito do programa ‘(+)Próximo: Percursos para a Empregabilidade’ que disponibiliza um itinerário de qualificação personalizado, com vista a garantir a autonomia socioeconómica.
O programa, coordenado pela Bragahabit, integra-se no projecto ‘(Re)Escrever o Nosso Bairro’, desenvolvido pela autarquia, e arrancou esta quarta-feira no bairro das Enguardas.
“RESPOSTA INOVADORA”
Firmino Marques, vice-presidente da Câmara, marcou presença no arranque dos trabalhos e explicou que com este programa “pretende-se criar uma resposta inovadora de aproximação às comunidades, no âmbito da empregabilidade e inserção socioprofissional”.
O projecto consiste na deslocação dos técnicos aos bairros através de posto de atendimento móvel, fruto da adaptação e reconfiguração de uma viatura da Bragahabit.
“Este posto de atendimento móvel está configurado com equipamento informático e ligação à internet, onde os técnicos podem, de forma célere, realizar diversas actividades que visam catalisar empregabilidade dos cidadãos”, explicou Firmino Marques.
O atendimento personalizado e integrado “é um elemento facilitador e de incentivo para a aquisição de maiores qualificações por parte desta população, aproximando os cidadãos desempregados dos serviços e respostas da comunidade ao nível da empregabilidade”, referiu Firmino Marques, adiantando que esta estrutura móvel de atendimento permitirá percorrer os bairros sociais, com horários distribuídos pelos dias da semana.