Carlos Rojas, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico de Cuenca realizou esta semana uma visita de dois ao concelho para aprofundar as relações entre esta cidade do Equador e Braga, depois da geminação entre ambas, alcançada no ano passado.
Ricardo Rio manifestou a sua satisfação por receber um representante da cidade de Cuenca, com quem Braga “está agora a iniciar uma relação profícua e concreta, pois temos muitas similitudes com esta cidade do Equador, uma das mais relevantes cidades universitárias por deste país e da América Latina”.
O Presidente da Câmara de Braga referiu que quando Braga foi Capital Ibero-americana da Juventude em 2016 “realizamos um esforço de aumentarmos as relações de Braga com cidades e povos da América do Sul e a relação com Cuenca advém desse legado”, sendo que a “geminação já está a dar frutos”.
Carlos Rojas, que lidera a agência municipal de desenvolvimento económico, semelhante à InvestBraga, afirmou que esta visita insere-se na política de abertura de Cuenca ao exterior, pois são cidades muito semelhantes, sendo que Cuenca está a iniciar um processo semelhante a Braga no que se refere à captação de investimento externo e apoio ao empreendedorismo, “pelo em Cuenca olham muito para a InvestBraga e Startup Braga como modelos a seguir”.
“SEGUIR O EXEMPLO DE BRAGA”
A criação desta agência municipal foi essencialmente para criar um parque industrial e agora pretendemos seguir o mesmo caminho de Braga”, referiu o responsável equatoriano.
As reuniões mantidas com Alexandre Mendes, director da Startup Braga e Carlos Silva, Administrador da Invest Braga, foram” importantes para conhecer mais em profundidade o trabalho feito em Braga”. Rojas acrescentou “que pretendem seguir o exemplo e aprender com o que tem sido feito nestes casos”.
Carlos Rojas estabeleceu também contacto com os empresários locais, tendo sido recebido na sede da Associação Comercial de Braga pelo seu presidente, Domingos Macedo Barbosa, tendo ainda tido a oportunidade de visitar duas empresas da região, a F3M e a Casa Santos. A possibilidade de estabelecer laços comerciais foi também outro dos motes desta visita do responsável equatoriano.
Durante esta visita, Carlos Rojas teve ainda a oportunidade de reunir com o presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, João Duque.
MAIOR UNIVERSIDADE DO EQUADOR
Cuenca é a maior cidade universitária do Equador e foi discutida a possibilidade de estabelecerem acordos de cooperação entre as diferentes instituições universitárias equatorianas. Lars Montelius, director do INL, recebeu também o presidente da empresa municipal, tendo ficado acordada a possibilidade de cooperação com as unidades de investigação locais.
Cuenca é a terceira cidade do Equador e capital da Província de Azuay. Situada a mais de 2500 metros acima do mar, o seu nome completo é Santa Ana de los Ríos de Cuenca. É também uma cidade conhecida pela sua indústria têxtil, sendo uma das duas cidades sede dos famosos chapéus panamá, que exporta para todo o mundo.
Possui ainda um dos maiores parques industriais do país com mais de 220 empresas de diferentes ramos, como electrodomésticos, cerâmica ou agro-alimentar. Um dos sectores mais dinâmicos da cidade é o do turismo, pois, além de belas paisagens naturais, detém também um património muito relevante, sendo o centro histórico Património da Humanidade da UNESCO desde 1999.