O Palácio do Raio, em Braga, acolheu, esta segunda-feira, o II Fórum da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa, onde estiveram representadas um grupo de entidades europeias de países como Espanha, Portugal, Malta, Eslovénia e Itália.
O II Fórum reuniu pela segunda vez um grupo de entidades com o intuito de “consolidar o projecto (recorda-se que a primeira reunião ocorreu em Lucena, Espanha, no passado mês de Setembro), e fundar a nova associação, criada para agregar valor às tradições europeias relacionadas com a Semana Santa e Páscoa, e que aspira a apresentar uma candidatura a um futuro Itinerário Cultural Europeu do Conselho da Europa”, pode ler-se em nota enviada.
Durante a sessão foram discutidos e adoptados pontos que orientarão o funcionamento e a actividade desta nova entidade, tais como, a assinatura do acto fundador da rede, a eleição do Conselho de Administração, a criação de um Comité Científico, a adopção de seu plano de trabalho e de financiamento, bem como a organização de sua actividade para a preparação e apresentação do candidatura a um Itinerário Cultural Europeu.
ITINERÁRIOS CULTURAIS DO CONSELHO DA EUROPA
O programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 pelo Conselho da Europa, com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras.
REDE EUROPEIA DE CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA E PÁSCOA
Esta rede europeia das Semanas Santas e celebrações da Páscoa é formada como uma associação sem fins lucrativos, aberta a todas as religiões e crenças que comemoram a paixão e ressurreição de Jesus Cristo, em que o seu património cultural é um ponto de referência nas suas respectivas regiões e/ou países.
A Associação pretende “congregar esforços e aproveitar sinergias na consolidação de um modelo de conservação e difusão do património material e imaterial da Semana Santa e Páscoa, ao mesmo tempo que promove estas expressões, dos diferentes membros e áreas geográficas envolvidas, como destinos turísticos de qualidade”.
PROPÓSITO
Este projecto de Itinerário Cultural é uma oportunidade e uma plataforma para disseminar e dar a conhecer o património relacionado com as celebrações da Semana Santa e Páscoa (onde Braga estará inserida com a Semana Santa), conferindo-lhe visibilidade a nível europeu e mundial.