As formações ministradas pelo Hospital de Braga nas áreas de Via Aérea Difícil e em Suporte Básico de Vida foram reconhecidas e certificadas pela Sociedade Europeia de Manuseio da Via Aérea (EAMS) e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), respectivamente.
A equipa de formação do Hospital de Braga conta actualmente com 8 formadores de via aérea difícil e 20 de suporte básico de vida, entre médicos e enfermeiros. No ano de 2018, o Hospital de Braga contabilizou mais de 16.600 horas de formação interna ministradas aos seus mais de 2800 colaboradores.
SOCIEDADE EUROPEIA DE MANUSEIO DE VIA AÉREA
A Sociedade Europeia de Manuseio da Via Aérea, entidade europeia direccionada para o ensino e investigação da abordagem da via aérea, reconheceu a qualidade e diferenciação da formação do Hospital de Braga. O reconhecimento traduziu-se na acreditação do curso de via aérea difícil do Hospital de Braga e dos seus formadores, tornando a unidade hospitalar na 1.ª entidade em Portugal certificada pela Sociedade.
A formação encontra-se a funcionar desde 2012 no Hospital de Braga e é obrigatória para anestesiologistas e “fundamental para os profissionais da área de Cuidados Intensivos e Urgência”.
FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA
O INEM também certificou a formação do Hospital de Braga em Suporte Básico de Vida Pediátrico, Adulto e com Desfibrilhação Automática Externa.
Em comunicado enviado, a administradora executiva do Hospital de Braga, Maria Barros, refere que “estas certificações são o reconhecimento da qualidade das formações prestadas pelo Hospital de Braga que, anualmente, dinamiza acções nas mais diversas áreas, com os objectivos de melhoria contínua na prestação de cuidados e aumento da eficácia e humanização na abordagem ao doente”.