Aconselhamento personalizado para jovens do ensino secundário e universitários que planeiam o futuro académico e profissional, esclarecimento sobre saídas profissionais consoante o curso, uma esponja de Menger (cubo matemático) da Escola de Ciências, um robô da Escola de Engenharia.
São estas algumas das vertentes que a Universidade do Minho (UMinho) disponibiliza, até sábado na ‘Futurália – Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade’, que decorre na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.
A Reitoria adianta que “apresenta um stand moderno e apelativo, disponibilizando a mais diversa informação formativa e científica.
Há também uma dinâmica sobre pensamento crítico e autoconhecimento daEscola de Psicologia, um ‘selfie point’ e ainda um questionário (quizz) que atribui aos vencedores descontos para o ‘Verão no Campus’, uma semana para pré-universitários na UMinho. Esta 12ª edição conta com a participação de 550 entidades de 15 países e aguarda mais de 80 mil visitantes.
A Futurália – sublinha a UMinho – “é a maior feira nacional nas áreas da educação, formação, requalificação e empregabilidade. Este ano tem o mote ‘Não há dois Futuros iguais. Escolhe o teu’.
O evento prevê a presença dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, da Educação, João Costa, e da Saúde, Raquel Duarte, entre outros. O certame destina-se sobretudo a alunos e familiares, encarregados de educação, professores e orientadores escolares.
Luís Moreira (CP 8078)