Para assinalar o Dia Mundial da Voz, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga realiza no próximo dia 16, uma “acção de detecção precoce para aferir a saúde da voz”.
A iniciativa pretende “sensibilizar a população, prevenir as doenças das cordas vocais e promover o diagnóstico precoce de lesões que afectam a qualidade da voz, o nosso principal meio de comunicação”.
“Já sentiu alterações na voz ou tosse persistente, ou ainda, rouquidão, dificuldade em colocar a voz ou alterações no timbre? Estes são alguns dos sinais de alerta que deve ter em consideração para procurar ajuda de um profissional”, pode ler-se em comunicado enviado pelo hospital.
A acção de detecção precoce à voz é feita em consultório médico, através da realização de uma laringoscopia, exame que avalia de forma precisa a laringe, cordas vocais e o seu funcionamento.
A acção destina-se a todos aqueles que apresentam sintomas de alteração da sua qualidade vocal, como rouquidão, irritação, dor ou ardor na garganta ou afonia, entre outros.
A participação é sujeita a marcação, que pode ser feita através do contacto telefónico 253 027 381, disponível nos dias úteis de 9 a 15 de Abril, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.